lunes, mayo 25, 2009

ASSOC. PORTUGUESA DE COMODORO RIVADÁVIA

Grande Sardinhada.

No domingo 10 de Maio se fez a segunda grande sarninhada do ano, organizada pelo rancho “Dançares ao Vento”. Foi uma forma de reunir às famílias da comunidade que desfrutaram das saborosas sardinhas portuguesas, assadas às brasas, e das demais iguarias que prepararam os pais e serviram gentilmente os filhos que integram o rancho.

Desta forma, trabalham na procura de angariar dinheiro para a sua sonhada viagem cultural a Portugal.

Perto de duzentas pessoas juntaram-se no convívio, que continuou após do almoço, com danças folclóricas sorteios e outros jogos, organizados e desenvolvidos pelos activos jovens, prolongando-se até a noitinha.

EXPOSIÇÃO DE PINTURAS e ESCULTURA

A Associação festeja o dia pátrio da Argentina, com uma mega-exposição de pintura, nos dias 23, 24 e 25 de maio.

Expõem 19 artistas locais, que petencem à Associação de Artistas Plásticos de Comodoro Rivadávia, entre eles o escultor português José Manuel Calico.

A mostra estará patente no salão cultural da Associação, composta por 27 obras de grande qualidade artística.

Desta forma, a Associação Portuguesa celebra a comemoração do 25 de Maio com os irmãos argentinos e engalana a sua sede com as cores celeste e branco com muito orgulho, de portugueses agradecidos à Pátria que os acolheu com amor e que lhes da a liberdade de cultivar as suas raízes lusitanas sem condições

MÚSICA DE PORTUGAL FAZ 25 ANOS.

“MÚSICA DE PORTUGAL” é uma audição de rádio que no dia 10 de junho faz 25 anos que está no ar patagónico.

Seu criador e director, o Dr. Jose Maria Amado fez esse primeiro programa para honrar o 10 de junho, Día de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Esse dia, “A Portuguesa” difundiu-se pelo ar patagónico através da Radio Nacional, a primeira emissora que irradiou o programa. Logo passou por outras emissoras, e actualmente o programa é transmitido pela F.M. 95.1 Plus 10, sempre aos domingos de 12 a 13, que se pode ouvir pela Internet: www.plus10.com.ar

O objectivo inicial do programa continua vigente: “Matar as saudades aos nossos imigrantes mas também fazer conhecer aos descendentes e a todos a quem interesse, a nossa cultura, história, tradições e actualidade portuguesas, através da sua música, notícias, comentários, reportagems, notas periodísticas, e tudo o que contribua com esse objectivo inicial.

O Dr. Amado continua com essa missão que se impós e domingo a domingo oferece aos ouvintes uma hora de boa música e novidades da nossa Terra Portuguesa.

Ao longo daquele quarto de século contou com diversos colaboradores que deram voz aos comentários e notícias. Daniel Amado, María Coelho Amado, Myriam Chita, María Elena Antonietti, Leonor Dias, Maximino Correia, Patricia Correia, Analia Valente e actualmente o jovem David Cifuentes Agostinho, que, com a Sra. Maria Coelho Amado, continuam na locução.

“Música de Portugal” é o programa radial mais austral do mundo, destas características, e tem uma ampla audiencia, que com frecuência manifesta o seu agrado e emoção por escutar a música portuguesa e as notícias e actualidade da Pátria Mãe. Sintem que é um elo que nos ata às raízes sempre vivas.

Também os que não são portugueses, exprimen o seu agrado por este espaço, que lhes faz conhecer outras culturas.

A Associação Portuguesa de C.R. sénte-se muito orgulhosa deste grande esforço dos que fazem este programa radial. È um exemplo do patriotismo que exprime o seu criador, e seus colaboradores que fazem o trabalho sem mais retribução que o carinho dos seus ouvintes.

O espaço radial tem o apoio do comércio e da comunidade.