miércoles, julio 08, 2009

Bênção de um vitral alusivo a Nossa Senhora de Fátima, em Monte Grande.


Domingo 5 de Julho de 2009

Foi apresentado em sociedade, o vitral que a comunidade portuguesa de nossa zona doou a paróquia Imaculada Conceição, da cidade de Monte Grande. É uma obra muito bela que passa a ser um testemunho mais, da presença dos portugueses nestas terras.
Agradecemos o trabalho do grupo que fez realidade a obra.





(Palavras de monsenhor Roberto Gonzalez Raetta):
Cada domingo é para os católicos uma festa, porque celebramos a Páscoa de Cristo. Hoje temos um motivo especial para a nossa festa dominical, vamos benzer o vitral de Nossa Senhora de Fátima, mãe de Portugal, doado pela comunidade portuguesa de Esteban Echeverría e que acompanhará às próximas gerações da nossa paróquia.

Agradecemos à comunidade portuguesa, que teve que deixar a sua pátria para irmanar-se na luta do dia-a-dia connosco, na nossa querida Argentina, esses homens e mulheres que trabalharam de sol a sol e formaram famílias e cresceram sob o amparo de Sua Mãe na advocação de Nossa Senhora de Fátima, com a mirada para a frente, mas sem deixar de recordar sua terra, a terra de seus maiores.

Comparto com vocês uma experiência que tive com um fiel português que já maior adoeceu gravemente e ao que visitei até que partiu para o Pai. Nas longas conversas que tivemos, me referiu emocionado como teve que emigrar do seu Portugal natal, dizendo: “Portugal nos deve muito, porque alguns tivemos que atirar-nos ao mar para que o barco não soçobre”. Os que saltaram o fizeram a um mar de lutas e trabalho, engrandecendo a nossa Pátria que os acolheu como irmãos. Nossa Virgem Santíssima protege sempre a seus filhos e guia-os para Jesus, aos portugueses Fátima, aos argentinos Luján, aos mexicanos Guadalupe, aos franceses Lourdes, é sempre ela Mãe Nossa que nos recorda nossa condição de irmãos na fé dando depoimento dela ao mundo.

Vamos pedir hoje por Portugal e seus emigrantes, para que conservem as virtudes que os identificam: a fé, a laboriosidade e a virilidade e que transmitam estes valores às novas gerações; especialmente sua fé, pela que em outros tempos enviaram centos de missionários ao mundo para anunciar o Evangelho. Até o mesmo patrono das missões, São Francisco Javier foi enviado a Oriente pelo rei de Portugal.


Acompanharam esta linda cerimónia de bênção do vitral de Fátima:

Ø - Senhor Cônsul de Portugal: Dr. Bruno Xavier Beleza Paes Moreira.
Ø - Senhor Deputado ao Parlamento Português pelo Círculo Fora da Europa: D. Carlos Páscoa.
Ø - Senhor Conselheiro das Comunidades Portuguesas na Argentina: D. António Antunes Canas.
Ø - Senhor Presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas: D. Analido Mendes Amaro e Senhora
Ø - Senhor Delegado perante Migrações: D. Aníbal Pires e Senhora
Ø - Senhor Secretario do Clube Português de Esteban Echeverría: D. Aníbal Quiroga e Senhora